Skip to content

Encontro Mota-Engil Capital

A Mota-Engil ATIV participou no Encontro da Mota-Engil Capital que se realizou no dia 27 de janeiro, no Restaurante Real no Porto e que reuniu as suas empresas participadas e parceiras.


O encontro, com cerca de 50 colaboradores, proporcionou o convívio entre os participantes, mas sobretudo, um espaço de reflexão estratégica sobre os desafios e problemas atuais com a planificação e definição de ações de mitigação para atingir os objetivos delineados.

Suportada no Plano Estratégico 22/26 do Grupo Mota-Engil, a sessão iniciou com o CEO da Mota-Engil Capital, José Pedro Freitas, fazendo um breve enquadramento e dando a conhecer as empresas desta unidade de negócio.


Áreas inovadoras associadas à Energia e Mobilidade, através da Mota-Engil Renewing, bem como na Gestão de Ativos através da Mota-Engil ATIV e o Turismo, aproveitaram para fazer um balanço e análise dos principais desafios de 2024 e perspetivas para 2025.
Destaque ainda para a Gestão de concessões de transporte, bem como a sua exploração e manutenção através da Mota-Engil Concessões e a Lineas e os novos desafios da construção e manutenção da linha da Alta Velocidade, através da Avan Norte e do Novo Hospital de Todos os Santos (HLO).
Com o recente desafio para criar dentro da Mota-Engil Capital, o SGI e trazer a certificação global numa meta que é do Grupo, espaço ainda para a área SHEQ & Sustainability@Mota-Engil, reforçando entre outros temas, a importância da segurança e análise imperativa de situações de risco para evitar acidentes.

Com as temáticas da ESG e Tecnologia cada vez mais presentes no dia-a-dia da Organização e para tentar antecipar o futuro e seus impactos, houve tempo para assistir aos contributos externos (KPMG e CEIIA) sobre Riscos e Oportunidades ESG, Digitalização, Robotização e Smart Cities.

“Temos um ano de 2025 pela frente cheio de desafios e que todos juntos consigamos atingir aquilo que são os propósitos que lançamos para este ano”, foi a mensagem de José Pedro Freitas.