A empreitada consistiu na introdução de uma nova conduta em PRFV (Poliéster reforçado com fibra de vidro) com diâmetro interno de 1176 mm e espessura de 26 mm, no interior das condutas existentes, em betão DN1300, metodologia conhecida por Sliplining.
Neste tipo de solução, é fundamental garantir o preenchimento do espaço remanescente entre a conduta de betão e a nova conduta em PRFV com uma calda comentícia, de modo a conferir integridade ao conjunto, protegendo-a de movimentos indesejados.
Dado o traçado das condutas, com mudanças de direção, e tendo em conta que a metodologia de reabilitação Sliplining, não permite a execução de troços curvos, foi necessário seccionar as condutas em três troços retos, com a abertura de poços para introdução das novas condutas.


Os poços de entrada foram exatamente realizados, de modo a expor a conduta existente e permitir a remoção do dorso superior da conduta em betão, deixando o dorso inferior no local.
A grande limitação desta metodologia, é exatamente nas zonas de mudança de direção, visto que o entubamento só é possível executar em troços retos, existindo sempre posteriormente uma zona de transição e ou mudança de direção que carece de solução complementar.
Assim, a Mota-Engil ATIV optou pelo revestimento das zonas de transição em tela PEAD de 3mm, fixada mecanicamente à conduta existente e electro soldada entre placas. Adicionalmente, foram ainda instaladas juntas AMEX, constituída por borracha EPDM e aro em inox 316L, de modo a reforçar a solução e garantir total estanquicidade do sistema, visto a condutas trabalharem sob pressão constante de cerca de 1,5bar ao longo de 365dias/ano. No total foram reabilitados 630 ml de conduta de admissão.


Pioneira e referência há cerca de 20 anos nesta área, para a Mota-Engil ATIV tratou-se de um grande desafio na medida em que continua a assegurar a operacionalidade dos sistemas para Clientes de referência.