Assumindo a Mota-Engil ATIV o Propósito de valorizar ativos, transformando a comunidade para um futuro mais sustentável, partilhamos algumas informações úteis sobre como tratar os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) – eletrodomésticos, computadores, telemóveis, lâmpadas, entre outros.
Através da ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos, plataforma europeia dedicada à gestão de REEE, as empresas podem solicitar a recolha gratuita dos equipamentos em qualquer morada nacional (mínimo 60 kg). No entanto, caso se trate de um consumidor final, não são feitas recolhas, mas é possível a entrega dos seus REEE através de 3 canais gratuitos:
- Lojas de eletrodomésticos e pilhas;
- Depositrão e Traga Pilhas;
- Centros de Receção.
Os resíduos são depois transportados para unidades específicas de tratamento de resíduos, de forma a efetuar a sua descontaminação, reciclagem e/ou valorização.
O tratamento de REEE é algo complexo visto que estes equipamentos são constituídos por vários tipos de materiais e substâncias perigosas, que têm a necessidade de ser removidas e tratadas de forma autónoma, principalmente os metais pesados como o mercúrio, chumbo, níquel, cádmio e lítio.
Para mais informações sobre a reciclagem de REEE visite o website da ERP Portugal em eureciclo.pt.
Seguindo o Propósito da Mota-Engil ATIV – Valorizar Ativos, transformando a comunidade para um futuro mais sustentável – o departamento de IT reuniu vários REEE resultantes da sua atividade, tendo sido recolhidos mais de 300 kg de resíduos para reciclagem/valorização pela ERP Portugal.
É para nós um desígnio e sempre com grande satisfação, a contribuição para a sustentabilidade do nosso planeta!