Sendo uma das empresas com forte presença no mercado do golfe, ao nível da construção, manutenção, requalificação e consultoria técnica, a Mota-Engil ATIV teve a oportunidade de apresentar a Tecnologia DryJect+SAP que se afirma cada vez mais como uma inovação na redução de consumos de água na rega de campos de golfe.
Esta tecnologia inovadora tem-se revelado uma arma muito eficaz na diminuição da pegada hídrica e ambiental associadas à manutenção de diversos espaços verdes com poupanças que podem ascender a mais de 50%, comprovadas pelos Clientes de norte a sul do país.
Joaquim Gonçalves, responsável pela área Agro-Florestal e Sustentabilidade sublinha que, tecnologias que promovem a eficiência de aplicação da água e a redução da poluição difusa são uma mais-valia para os campos de golfe.
A utilização do DryJect+SAP permite alterar as características dos solos de suporte às áreas relvadas, possibilitando um maior e melhor armazenamento de água, diminuindo a sua quantidade e períodos de rega necessários.
Melhora ainda a eficiência no uso de fertilizantes, a capacidade de enraizamento das plantas, aumenta a vida útil dos equipamentos relacionados com o sistema de rega e diminuiu os consumos energéticos e a emissão de gases com efeito de estufa, entre várias potencialidades.
Para além de uma evidente poupança significativa de água de rega, e em resposta à tendência de agravamento da seca, a Mota-Engil ATIV acredita no potencial desta tecnologia, com tudo o que traz de positivo para a mitigação das alterações climáticas que estamos a viver.
No evento foram ainda abordadas a Gestão sustentável da água, boas práticas e recomendações, Projetos de requalificação de sistemas de rega, identificação de necessidades e soluções a considerar e Medidas integradas para redução de consumos de água.