Este projeto SRI2MARKET, é cofinanciado pela Comissão Europeia, tendo como objetivo apoiar os Estados-Membros na integração de um Indicador de Aptidão às Tecnologias Inteligentes (em inglês, SRI – Smart Readiness Indicator) na regulamentação.
Na revisão da Diretiva Europeia para o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), publicada em maio de 2024 (Diretiva (EU) 2024/1275), está contemplado que, após uma fase de testes, o SRI se torne obrigatório a partir de 2027, para edifícios com potência nominal global superior a 290 kW.
Ao participar neste projeto, a Mota-Engil ATIV pretende apoiar os seus Clientes na preparação da adoção do indicador de aptidão às tecnologias inteligentes indicado por esta nova diretiva.
A metodologia SRI classifica a aptidão dos edifícios à adoção de tecnologias inteligentes pela sua capacidade em executar três funcionalidades fundamentais:
- Otimizar a eficiência energética e o desempenho geral em operação;
- Adaptar o seu funcionamento às necessidades dos ocupantes;
- Adaptar o seu funcionamento de acordo com os sinais da rede de distribuição de eletricidade (para promover mecanismos de flexibilidade à procura de energia).
Neste momento, Portugal está em fase piloto e o projeto utilizará a experiência de países que estão mais avançados neste tema, tal como, Áustria e França.
