As mudanças climáticas, o crescimento populacional, entre outros fatores, estão a conduzir à escassez de água em muitas regiões, com impactos devastadores no ambiente, na agricultura, na saúde pública e na economia.
Os principais temas centraram-se na promoção da eficiência hídrica na agricultura, indústria e serviços, na Implementação de tecnologias inovadoras para a gestão da água, incluindo dessalinização, a reutilização de águas residuais e agricultura inteligente, a cooperação transfronteiriça, assim como a garantia de um acesso equitativo e sustentável à água para todos.


Na Mota-Engil ATIV, a Eficiência Hídrica é um dos pilares para a Sustentabilidade, reforçando quotidianamente a consciencialização e contribuindo com soluções, tecnologias e práticas de redução do consumo de água nas suas operações e projetos de construção.
Exemplo destas práticas, é a utilização da tecnologia inovadora DRYJECT + SAP que tem sido uma arma muito eficaz e comprovada, na diminuição da pegada hídrica associada à manutenção de diversos espaços verdes com poupanças que podem ascender a mais de 50%.
São também utilizados sistemas de deteção de fugas de água, operações adequadas de estações de tratamento de águas residuais, soluções de reaproveitamento de águas residuais produzidas nos estaleiros para rega e limpeza, o aproveitamento das águas pluviais e a instalação de mecanismos de poupança de água nos escritórios ATIV e o incentivo às alterações de consumos.