Skip to content

Mota-Engil ATIV e BCircle em destaque no CongrEGA’24

A Mota-Engil ATIV foi um dos parceiros do 1.º Congresso Ibero-Americano de Engenharia e Gestão de Ativos & 2.º Congresso Português de Engenharia e Gestão de Ativos que decorreu no PT Meeting Centre, na FIL, em Lisboa, de 3 a 5 de julho.

Visando a partilha de conhecimentos tecnológicos em gestão de ativos de engenharia, com foco na inovação sustentável e digital, juntou mais de 400 representantes de países e comunidades lusófonas e hispanófonas da Europa, Américas, África, Ásia e Oceânia

Sob a temática “Inovação Sustentável e Digital na Gestão de Ativos de Engenharia” abordou vários tópicos relacionados com a sustentabilidade, digitalização e tecnologias avançadas, que estabelecem uma referência para a excelência na Gestão de Ativos de Engenharia.

A Mota-Engil ATIV e a Mota-Engil BCircle participaram ativamente em vários momentos na conferência, sendo que no segundo dia convidaram alguns dos seus parceiros para uma mesa redonda, dedicada à temática da Economia Circular, para em conjunto apresentar o Biochar e destacar as suas aplicações neste contexto.

Foi uma sessão enriquecedora com o foco na proteção ambiental e sustentabilidade e cuja temática foi também abordado pelo nosso parceiro de Academia, Diego Arán que apresentou o estado de caso “Botichar” Project – The First Steps Towards Decarbonisation In Portugal”.

Ainda no âmbito do Congrega, e no último dia de congresso, a Mota-Engil ATIV e a BCircle receberam o prémio de empreendedorismo, com o primeiro projeto de Sequestro Tecnológico de Carbono, que se irá localizar em Carvalhelhos, no Município de Boticas, e previsto entrar em funcionamento ainda este ano.

Esta distinção foi o culminar de uma participação frutífera neste evento por excelência na área de Gestão de Ativos, que reconhece e reforça a confiança no modelo de negócio estruturado e na visão alinhada para o projeto, como também dá visibilidade, para projetos de circularidade e de combate às alterações climáticas economicamente viáveis através do investimento climático e no carbono. O CONGREGA 2024 visa acelerar a colaboração entre a indústria e o meio académico para enfrentar desafios relacionados com o planeamento de investimentos, estratégias de manutenção e operação, ou gestão do fim-de-vida de ativos, tendo em vista maximizar o valor gerado a partir destes ativos de engenharia