O mote da Conferência, que se realizou no Centro de Congressos de Aveiro, foi a “Transição Verde e Digital” e pretendeu debater as soluções que os associados do Cluster possuem aos dias de hoje, para dar resposta aos desafios atuais, como também para promover uma ampla interação entre os cerca de 150 participantes.


As entidades parceiras do Cluster pretendem criar sinergias no sentido do desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e sistemas de construção e de uma nova prática de conceção de espaços e envolventes.
Extremamente versátil, o Biochar é um material cujas aplicações são quase inesgotáveis. Hoje, em dia, é possível encontrarmos casos de sucesso da sua utilização em reboco e revestimentos, no fabrico de tijolos, como aditivo nos betuminosos, em material de isolamento e como componente no asfalto, sendo que em todos estes casos substitui materiais com uma pegada ambiental elevada.
A par disto, é um sumidouro fundamental de carbono, ou seja, ao incorporarmos o Biochar nas estruturas que nos rodeiam, não só estamos a aproveitar as suas propriedades para criar ecossistemas mais sustentáveis e edifícios mais resilientes, como estamos a sequestrar e armazenar carbono em materiais duráveis, aproveitando a circularidade dos recursos para criar cidades neutras ou negativas em carbono.
Para além dos benefícios desta matéria, a Mota-Engil ATIV teve a oportunidade de apresentar ainda mais algumas das suas soluções, dentro das áreas de Eficiência Hídrica, Energética e Carbónica, através de diversos e-posters expostos e discutidos durante as sessões de networking que ocorreram durante o dia.


Para a Mota-Engil ATIV foi um dia repleto de aprendizagem e inspiração, onde, também deu o seu contributo, no sentido de disseminar o propósito da sustentabilidade no setor da construção e conhecer as novas soluções para os desafios da transição verde e digital.
Como uma empresa dedicada a um futuro sustentável, a Mota-Engil ATIV tem vindo a implementar ativamente mudanças ao longo dos anos para reduzir a sua pegada ambiental e está empenhada a introduzir práticas amigas do ambiente contribuindo para um mundo mais verde e mais sustentável.