Skip to content

Mota-Engil ATIV na prevenção estrutural contra os incêndios rurais

A Mota-Engil ATIV é a responsável pelos trabalhos de execução da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível para Defesa Contra Incêndios Rurais no Lote 7 – Centro – Beiras e Serra da Estrela (Serra da Estrela).

A implementação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível é efetuada no âmbito do Concurso Público lançado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), para a intervenção máxima de 3700 hectares até 2025, permitindo assim criar no território uma infraestrutura essencial de prevenção estrutural contra os incêndios rurais.

Mais um desafio para a área de paisagismo da Mota-Engil ATIV que se tem vindo a especializar na operação de prevenção e recuperação de áreas ardidas utilizando tecnologia de ponta ao serviço da floresta.

Esta é uma rede planeada e desenhada à escala regional e funciona como um elemento estruturante fundamental para a defesa contra os incêndios rurais, onde se procede à remoção total ou parcial da vegetação em locais estratégicos do território, com o intuito de reforçar a proteção do território face aos incêndios rurais.

A execução da Rede Primária contempla a: – construção ou regularização do piso da faixa de rodagem e rede de drenagem; – controlo mecânico e moto manual da vegetação espontânea; -corte ou arranque total das invasoras lenhosas e aplicação de herbicida; – redução de densidades; – podas e desramações; – estilhaçamento de sobrantes.