Skip to content

Reabilitação Passagens Hidráulicas na A25 e A8

Utilizando o processo de encamisamento contínuo, a Mota-Engil ATIV realizou trabalhos de reabilitação em várias passagens hidráulicas (PH) nas Autoestradas (A25 e A8).

A Mota-Engil ATIV foi responsável pela reabilitação de 5 passagens hidráulicas (PH) com diâmetros 800mm e 1200mm através do processo de encamisamento contínuo, na autoestrada que liga Aveiro a Vilar Formoso, A25 (Ascendi) e de 6 PH com diâmetros 1000mm e 1500mm na autoestrada que liga Loures a Leiria, A8 (Autoestradas do Atlântico).

Na A25, a empreitada incluiu ainda a reparação das bocas de lobo, bem como a colocação de enrocamento, por forma a melhorar as condições de escoamento interior e drenagem das linhas de água a jusante.

Uma obra realizada em diversas localizações ao longo de toda a extensão da via, o que exigiu a recolocação de todos os meios envolvidos em cada uma das reabilitações, tornando assim todo o processo mais complexo.

Já na A8, devido à localização e geomorfologia do terreno envolvente (taludes de grandes dimensões) das PH, foram projetadas com diferentes patamares no seu interior por forma a suplantar as diferentes cotas e manter o escoamento o mais regular possível.

Desta forma, o processo de reabilitação teve de ser ajustado individualmente a cada uma das situações no interior de cada um dos patamares, tornando o processo a nível técnico e de segurança muito mais desafiante e exigente.