Ronnie Caxola
Área: Manutenção Industrial
Função: Diretor de Divisão
Data de Admissão: 11/03/2019
Data de Nascimento: 28/10/1984
Como surgiu a oportunidade para integrar a Manvia/Vibeiras, agora Mota-Engil ATIV?
Eu já conhecia algumas das áreas de negócio da Manvia, pois antes da minha admissão, trabalhei numa empresa que chegou a prestar serviços para a Manvia.
Pois bem, em conversa com um amigo de curso, que trabalhava na empresa, o mesmo informou-me da existência de uma vaga para a área de oficina de manutenção em Alverca. Concorri e após as entrevistas fui selecionado.
Descreva o seu percurso
O meu percurso profissional, marcado por uma formação académica em Engenharia Mecânica, no ramo produção/manutenção, permitiu-me após conclusão do curso superior, a entrada na indústria de metalomecânica, onde ao longo de 9 anos desenvolvi uma grande experiência técnica com habilidades nas áreas de controlo de qualidade e gestão de projetos em diversos serviços de manutenção industrial.
Enquanto trabalhava, decidi complementar a minha formação profissional com uma pós-graduação em Gestão Lean, a qual me permitiu adquirir novas capacidades técnicas e também me proporcionou uma visão diferente a nível de gestão estratégica e de melhoria contÍnua.
Como referido na questão acima, ingressei posteriormente na ATIV como diretor de contrato na Oficina de manutenção em Alverca, onde coordenei atividades de serralharia e construções mecânicas
Acredito que a minha capacidade e conhecimentos transmitidos, resultaram na transição para a direção de contrato dos Motogeradores, onde foi possível ampliar as minhas responsabilidades.
A meio de 2022, com a ATIV a adquirir diversos contratos na vertente de manutenção industrial, surgiu a oportunidade de assumir a direção de contrato de diversos contratos de Manutenção Industrial. Esta fase da minha carreira proporcionou-me uma visão mais abrangente da gestão industrial, desde a supervisão técnica até à gestão financeira. Recentemente, fui promovido a diretor de divisão de Manutenção industrial.
Explique no que consiste a sua função, de um modo geral?
Na posição de Diretor de Divisão, para além de continuar a assumir a liderança de uma equipa que agora é constituída por diretores de contrato e equipas técnicas no terreno, tenho como objetivo, garantir a otimização dos processos implementados em cada contrato e a satisfação dos clientes, assim como, o crescimento sustentável da divisão.
Dentro da empresa quais são os seus objetivos a nível profissional?
Considero que a minha trajetória profissional demonstra a minha habilidade em me ajustar a diferentes situações, sempre com o objetivo de adquirir novas competências e enfrentar desafios cada vez mais exigentes. Portanto, o meu objetivo principal é sobretudo crescer profissionalmente, conquistando mais responsabilidades que me permitam contribuir ainda mais para o alcance dos objetivos da empresa.
Qual considera o maior desafio dentro da empresa até hoje?
Um dos maiores desafios que enfrentei na empresa foi gerir contratos com equipas diversas, ou seja, equipas que incluem técnicos portugueses e estrangeiros, cada um com um método de trabalho diferente e por vezes com “vícios” difíceis de quebrar. Essa diversidade trouxe uma constante necessidade de garantir uma boa comunicação e colaboração de todos, garantir o espírito de equipa e tentar padronizar os processos o melhor possível. Além disso, lidar com clientes exigentes significou manter altos padrões de qualidade e eficiência.
Como define a Organização?
Defino a ATIV como sendo uma empresa que está constantemente a expandir e melhorar os seus serviços, proporcionando soluções inovadoras e serviços de alta qualidade aos clientes. Só assim podemos ser uma referência no setor.
Quais são os seus interesses e que hobbies pratica?
Interesso-me muito pelo mundo da arte, gosto imenso de música, cinema e de desenhar, assim como de desportos motorizados. Tenho como hobbies pintar telas, passear em família e brincar com os meus filhos.
Quais os seus objetivos a nível pessoal?
Um dos meus objetivos pessoais mais importantes é garantir a felicidade e bem-estar da minha família, assim como transmitir valores sólidos aos meus filhos, pois acredito que é essencial para o seu desenvolvimento pessoal e o sucesso no futuro, numa sociedade cada vez mais exigente.