Sendo uma empresa que se pretende afirmar no mercado ibérico, na área dos relvados desportivos, tanto ao nível da construção, manutenção como da requalificação, a Mota-Engil ATIV começa a dar passos nesse sentido, começando a ter o reconhecimento dos seus Clientes nesta área.
Foi com esse objetivo que marcou presença em dois eventos de renome, os quais são ótimas oportunidades de expôr as competências, de mostrar o que se faz, e, ao mesmo tempo, partilhar experiências e informação útil com todos os profissionais da área dos relvados desportivos, tanto em Portugal, como em Espanha.
Com o intuito de apresentar a Tecnologia Dryject e Dryject+SAP, participou com um stand no 44º Congresso Anual da Associação Espanhola de Greenkeepers, em Jerez de la Frontera. Já no XXII Congresso da Associação Portuguesa de Greenkeepers, realizado no hotel Vila Galé Santa Cruz no Funchal, participou como oradora onde, para além de reforçar os benefícios do Dryject e Dryject+SAP, introduziu o Biochar, um dos mais recentes serviços na área da gestão do carbono e sustentabilidade ambiental.
O Biochar, resultado da pirólise de matéria orgânica, é um material versátil, extremamente rico em carbono orgânico e altamente resistente à degradação microbiológica. Quando integrado em relvados desportivos tem a capacidade de reter e escoar água, de reter os nutrientes e de os trocar com o solo, bem como de promover o desenvolvimento do microbioma e de filtrar metais pesados e agentes nocivos, resultando assim num relvado em melhor estado fitossanitário, com menor probabilidade de aparecimento de manchas secas e doenças, e com menor necessidade de utilização de recursos, sejam eles hídricos ou de fertilização. Todos estes benefícios enquanto sequestra carbono por longos períodos, sendo uma ferramenta importantíssima para o combate às alterações climáticas.
Relativamente ao Dryject, esta é uma tecnologia, que deverá estar presente nas operações de manutenção, face às várias vantagens que advêm da sua utilização, nomeadamente a aerificação do solo.
A utilização do Dryject +SAP, permite a otimização dos consumos de água na rega dos relvados desportivos (campos de golfe e/ou futebol), e, tal como a aplicação do Biochar, poderá ser utilizada para a redução da utilização dos recursos hídricos.
Com estas tecnologias pretende-se oferecer, aos Clientes, alternativas viáveis que possam ser implementadas para fazer face à cada vez maior escassez de água, problema bem presente em todas as empresas do setor.
A tecnologia Dryject conta com várias aplicações, em diversos campos de golfe de Norte a Sul de Portugal, como também em Espanha, com resultados bastante promissores. Já a tecnologia Dryject+SAP, também com diversas aplicações, tanto em campos de golfe como, campos de futebol, essencialmente no Sul de Portugal, incluindo a zona de Troia e Comporta, tem demonstrado resultados inequívocos – uma redução significativa dos consumos de água.