No atual cenário empresarial em constante mudança, as estratégias tradicionais para o local de trabalho já não são adequadas. As organizações modernas devem adotar uma nova perspetiva para criar espaços envolventes que atraiam os melhores talentos, se adaptem a diversas demografias e priorizem o bem-estar dos colaboradores e das comunidades que impacta.
Muito mais do que criar novos espaços de trabalho, há agora que identificar o propósito, criar uma cultura inclusiva, envolver as pessoas no processo, ou promover materiais saudáveis e sustentáveis. A ideia geral é que todas estas ideias são desafiantes, mas complexas na sua implementação.
A experiência humana, novas tecnologias e a inovação são fundamentais para esta transformação. Compreender como os utilizadores interagem com o espaço construído leva a ambientes mais produtivos e agradáveis.
Ambientes adequados e individualizados trazem mais produtividade, maior desempenho e motivação e para ser verdadeiramente visionária, as organizações devem também considerar a pegada de carbono dos seus locais de trabalho.
A implementação de práticas sustentáveis pode reduzir o impacto ambiental, contribuindo para um futuro mais verde. Ao adotar estas estratégias abrangentes, as empresas podem posicionar-se para o sucesso, atrair os melhores talentos e prosperar no mercado competitivo.
O debate e a partilha, com uma abrangência bastante alargada de experiências, contribuiu para mais um evento muito enriquecedor da comunidade do FM e do qual a Mota-Engil ATIV se orgulha de apoiar.
A próxima Conferência das Jornadas da APFM tem lugar no dia 22 de novembro nos Cinema NOS do NorteShopping Porto e é dedicada ao tema Tecnologia.