Skip to content

Conclusão da Requalificação Urbana do Centro Histórico de Samora Correia

O projeto de renovação e modernização deste centro histórico incluiu as especialidades de drenagem, iluminação e rega de infraestruturas viárias, bem como a instalação de novos equipamentos de mobiliário urbano, nomeadamente ao nível da sinalética, bancos e papeleiras.

A empreitada executada pela Mota-Engil ATIV, incidiu na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Samora Correia, com especial destaque para a Praça de República, Largo João Fernandes Pratas e ruas envolventes.

O projeto de renovação e modernização deste centro histórico incluiu as especialidades de drenagem de águas pluviais, iluminação pública e telecomunicações e sobretudo pavimentação onde o piso existente foi grande parte, substituído por um pavimento em calçada. A calçada artística da Praça da República foi ampliada existindo agora partilha do espaço entre veículos e transeuntes.

A empreitada envolveu ainda a instalação de novos equipamentos de mobiliário urbano, nomeadamente ao nível da sinalética, bancos, papeleiras, pilaretes metálicos e um WC totalmente automatizado. O coreto localizado em pleno Largo Joao Fernandes Pratas foi todo ele reabilitado, possuindo agora uma rede de wifi gratuita para todo aqueles que sejam adeptos das novas tecnologias. Também as zonas verdes foram alvo de intervenção, com mais árvores de sombra e arbustos de folha perene, alimentada por uma rede rega totalmente automatizada.

Com estas intervenções ao nível dos arruamentos e espaços públicos, foram criadas desta forma melhores condições de circulação viária e pedonal, reorganizando os estacionamentos e devolvendo o espaço à fruição urbana pelas populações visitantes e residentes.