Skip to content

Requalificação da Frente Ribeirinha de Vila Franca de Xira

A Mota-Engil ATIV é a empresa responsável pela execução da 1.ª fase do Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, Alverca do Ribatejo/Sobralinho.

O Auto de Consignação foi assinado no dia 23 de fevereiro no Depósito Geral de Material da Força Aérea, em Alverca do Ribatejo e dá início à requalificação e conservação ambiental e paisagística de mais um troço da frente ribeirinha entre Alverca e o Sobralinho, numa extensão de cerca de 4,9 Km e numa área aproximada de 14,1 hectares.

Com esta empreitada pretende-se valorizar o património natural e paisagístico, promover o Turismo da Natureza, construir infraestruturas de acesso e dinamização das atividades no rio através de uma oferta diversificada de espaços, criar zonas de estadia e contemplação da avifauna e da paisagem, garantir a continuidade do sistema de mobilidade suave ao longo da frente ribeirinha, implementar medidas de minimização do impacto da subida do nível das águas do mar em consequência das alterações climáticas.

Serão executados nesta primeira fase trabalhos de movimentação de terras, infraestruturas, pavimentações, passadiços em madeiras, plantações e pontes mistas.

O projeto prevê ainda a aplicação de equipamentos de iluminação LED com capacidade de produção de energia própria do tipo fotovoltaico/eólica, que servirão para alimentar as luminárias integradas nestas colunas, bem como o sistema de videovigilância. Suportada nas soluções interdisciplinares que conjugam a valorização do território, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos utilizadores dos espaços que projeta, constrói e mantém, a Mota-Engil ATIV abraça um novo contrato desafiante.