Skip to content

Sistema Combinado de Geração de Calor e Energia com Biogás de Aterro

As soluções atuais para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos passam pela sua recolha seletiva, inceneração ou em último caso pela sua deposição em aterro sanitário.

A deposição de resíduos em aterros sanitários entre inúmeros outros problemas, leva à produção de gases efeito estufa (GEE), que são um subproduto natural da decomposição de matéria orgânica que tem uma composição aproximadamente de 50% de metano e 50% de dióxido de carbono. O metano é um potente gás de efeito de estufa, 26-36 vezes mais nocivo que o CO2 a reter o calor na atmosfera durante um período de 100 anos.

Perante este problema, em vez de libertados para a atmosfera, os gases GEE podem ser recolhidos, convertidos e usados como uma fonte de energia renovável com recurso a Motogeradores, que produzem energia elétrica através da queima do biogás de aterro. Esta energia elétrica poderá ser usada para autoconsumo ou injetada na rede de distribuição elétrica.

Com a produção de energia elétrica e térmica a partir de um combustível como o Biogás de Aterro, obtemos um sistema de Cogeração como fonte de Energia Renovável.

Reconhecendo os benefícios desta solução, a Mota-Engil ATIV é especializada no Projeto, Instalação e Manutenção de Sistemas de Cogeração, possuindo uma larga experiência na Operação e Manutenção de Sistemas de Cogeração a partir de Biogás de Aterro, Biogás a partir de explorações de pecuária, como suiniculturas e de gado bovino, e Biogás gerado a partir de resíduos vegetais resultantes do setor agroalimentar.

A Mota-Engil ATIV é representante em Portugal da 2G (www.2g-energy.com), uma das líderes mundiais em soluções de Energia e Cogeração.

Saiba mais aqui