Skip to content

Mota-Engil ATIV constrói Central Fotovoltaica na EPAL

A Mota-Engil ATIV lidera um consórcio, responsável pela Conceção/Construção da Unidade de Produção de Energia Elétrica de Fonte Fotovoltaica para autoconsumo na Captação de Valada – Tejo e na ETA de Vale da Pedra.

A empreitada inclui serviços de Operação e Manutenção e vai ser desenvolvida na Estação da Captação de Valada – Tejo (850 KW AC) que capta água diretamente no rio Tejo que, depois de tratada, é distribuída pela EPAL e na Estação de Tratamento de Água de Vale da Pedra (650 KW AC).

O contrato foi assinado numa sessão de apresentação pública do programa “EPAL 0% – Neutralidade Energética” que decorreu na Estação de Tratamento de Água da Asseiceira e que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.

O programa irá permitir que a EPAL alcance a neutralidade energética em todas as suas operações, através de um mix integrado de soluções tecnológicas: ações de eficiência energética, produção da sua própria energia a partir de fontes renováveis com instalação de centrais de produção de energia hidroelétrica, eólica e fotovoltaica, instalação de microredes, digitalização e operações de storage nos reservatórios de água.

No atual contexto as organizações têm vindo a assumir a sustentabilidade como um compromisso prioritário e em resposta a este desafio global, a Mota-Engil ATIV apoia os Clientes com soluções de eficiência energética e hídrica. Parceira da EPAL e com a mente no mesmo objetivo, este contrato reforça o compromisso de ambas rumo à neutralidade carbónica.

Através da implementação da Central Fotovoltaica (UPAC) será possível obter, não só uma redução significativa da fatura de energia elétrica, mas também uma menor dependência das flutuações da tarifa energética de mercado e contribuir para uma redução significativa das emissões de CO2.

Os trabalhos incluem a conceção e elaboração do projeto de execução das UPACs, realização da empreitada, construção de infraestruturas, construção civil e estruturas, instalações mecânicas e elétricas e instalação e colocação em serviço das UPACs, execução das infraestruturas de interligação de cada UPAC e a prestação de serviços de operação e manutenção.