Encontra-se em curso, a reabilitação do Intercetor da Amora, integrada na Reabilitação das Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Águas Residuais do Subsistema do Seixal, que visa reforçar a eficiência, resiliência e sustentabilidade do sistema de saneamento do concelho.
Da responsabilidade da Mota-Engil ATIV para o Cliente SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, a empreitada aposta na reabilitação do intercetor sem abertura de vala ou qualquer outro tipo de escavação, reduzindo assim os impactos da obra na envolvente urbana e garantindo maior eficiência e segurança na operação.


Com duração prevista de nove meses, a intervenção vai reabilitar cerca de 1800 metros do intercetor, através da metodologia de CIPP (Cured in Place Pipe) e vai-se materializar a construção de uma nova tubagem no interior da existente. ´
Está ainda prevista a reabilitação das câmaras de visita do intercetor com recurso a argamassas de reparação, bem como a introdução de dispositivos que minimizam a entrada de água salina do estuário, do tipo válvula de maré contribuindo para a preservação da infraestrutura e para a proteção do meio hídrico envolvente.


A intervenção contempla ainda a instalação de válvulas anti-retorno, montadas em linha por inserção na tubagem existente, com corpo em aço inox AISI 316 e membrana cónica, reforçando a fiabilidade e segurança do sistema.
Em estreita articulação com o cliente e o Município, a Mota-Engil ATIV reafirma, através desta empreitada, o seu compromisso com a proteção ambiental, a inovação técnica e a melhoria da qualidade de vida da comunidade, prosseguindo a sua missão de serviço público e contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável do território.