Skip to content

Biochar em destaque na Carbon Capture Technology Expo Europe

A Mota Engil ATIV e a Mota-Engil BCircle marcaram presença naquele que é o maior evento mundial dedicado a debater o papel crescente que a captura, utilização e armazenamento de carbono desempenham na transição para uma economia de carbono zero.

A Carbon Capture Technology Expo Europe 2024 decorreu em Hamburgo, 23 e 24 de outubro, com a participação de mais de 15 mil visitantes durante os dois dias, tornando-se um ponto de encontro fundamental para promover o crescimento deste setor.

Esta exposição é o encontro dos principais especialistas de todo o mundo que aproveitam para discutir os recentes avanços nas novas tecnologias de captura, armazenamento e transporte de carbono, formas únicas de utilização do CO2 para produzir combustíveis com emissões líquidas nulas bem como outros processos de fabrico.

Para a Mota-Engil ATIV foi uma excelente oportunidade para estabelecer contactos, discutir e explorar uma das soluções comprovadas de captura de carbono, concebida para reduzir as emissões e apoiar um futuro mais sustentável.

Permitiu apresentar o Biochar ao mundo do “carbono tecnológico”, sendo amplamente reconhecido como um produto de alto valor agregado, não apenas pelas suas características químicas e físicas, mas também por ser uma fonte duradoura de sequestro e armazenamento de carbono.

Resultado da pirólise de matéria orgânica, é um material versátil, extremamente rico em carbono orgânico e altamente resistente à degradação microbiológica, benefícios estes, enquanto sequestra carbono por longos períodos, sendo uma ferramenta importantíssima para o combate às alterações climáticas.

Os níveis de dióxido de carbono na atmosfera da Terra aumentaram significativamente e a luta contra as alterações climáticas é um dos maiores desafios globais que exige ação imediata e muitos sectores industriais procuram agora novas tecnologias para ajudar a cumprir os objetivos de emissões líquidas nulas.

A Carbon Capture Technology Expo Europe estabeleceu-se firmemente como um evento de participação obrigatória, impulsionando a colaboração da indústria e o progresso em direção a um futuro energético mais limpo e sustentável.

Após o sucesso deste ano, a exposição será alargada para um formato de três dias em 2025, agendado para 21, 22 e 23 de outubro.