Skip to content

Construção da Ecovia do Litoral Algarvio

A Mota-Engil ATIV foi responsável pela construção do troço que atravessa o concelho de Lagos, numa extensão total de 15,1 quilómetros.

A construção da Ecovia do Litoral Algarvio, no concelho de Lagos, foi realizada pela Mota-Engil ATIV e visa contribuir para o aumento da mobilidade ativa ciclável, crucial para a descarbonização da mobilidade, e simultaneamente para maximizar os benefícios para o bem-estar dos cidadãos, proporcionando-lhes hábitos de vida mais saudáveis.

A Ecovia do Litoral Algarvio tem início no Cabo de São Vicente e termina em Vila Real de Santo António, totalizando cerca de 214 km, encontrando-se inserida na rede de estradas municipais, arruamentos urbanos e caminhos de carácter rural existentes.

A Mota-Engil ATIV foi responsável pela construção do troço que atravessa o concelho de Lagos, intersetando-o entre a localidade de Burgau (no limite da fronteira entre os concelhos de Vila do Bispo e Lagos) e a Ribeira de Odiáxere, passando pela Vila da Luz, Lagos e Meia Praia, numa extensão total de 15,1 quilómetros.

A intervenção caracterizou-se por trabalhos de delimitação do traçado da Ecovia, através da implantação de sinalização vertical e horizontal, criação de novos percursos pedonais/cicláveis e beneficiação de plataformas e pavimentos existentes.

Tal intervenção tem por objetivo assegurar a acessibilidade e transitabilidade em condições de segurança por parte dos futuros utentes da Ecovia, de uma forma contínua e no maior número de anos possível.

A Mota-Engil ATIV abraçou mais uma empreitada desafiante, suportada nas soluções interdisciplinares que conjugam a valorização do território, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos utilizadores dos espaços que projeta, constrói e mantém.

Conheça aqui os trabalhos https://youtu.be/BKtKOqOZB0E