Skip to content

Mota-Engil ATIV vence prémio na 5ª Edição “Desafio À Inovação”

A área de Água e Sistemas Ambientais da Mota-Engil ATIV esteve em destaque na 5ª edição do “Desafio À Inovação”, conquistando um honroso 3º lugar no Prémio “Inovação Tejo Atlântico 2021” com o projeto “Aplicação da Realidade Aumentada em Fábricas da Água”.

“Desafio À Inovação” é uma iniciativa da Águas do Tejo Atlântico (AdTA) que tem como objetivo dinamizar e consolidar a cultura de inovação e de cooperação entre o setor empresarial e a comunidade científica para dar resposta aos principais desafios do sector da água.

Nesse sentido, visa incentivar e premiar o desenvolvimento de ideias, projetos e soluções inovadoras que contribuam para a eficiência e eficácia dos processos e atividades da empresa. A quinta edição do concurso assentou em três eixos: AdTA 4.0; Otimização da Gestão Operacional; e Recuperação e Valorização de Recursos.

Subordinado ao tema AdTA 4.0. o projeto da Mota-Engil ATIV, “Aplicação da Realidade Aumentada em Fábricas da Água”, surge como resposta ao aumento da quantidade de dados recolhidos nos sistemas que se pretende controlar.

Recorrendo a uma tecnologia que permite ver mais informação num certo cenário do que aquela que é possível ver a olho nu, o utilizador pode observar em tempo real, variáveis do sistema que podem ajudar na resolução de problemas, sem precisar de aceder fisicamente a certos locais com menos condições ou de maior risco de segurança.

Este sistema permite assim uma diminuição de tempos de intervenção no local e de paragem, mitigação de danos em ativos ou pessoas e a nível Ambiental incita à aceleração da migração de documentos em papel para o formato digital e a uma melhoria na rapidez de resposta a eventuais problemas que ponham em causa a segurança ambiental.

A proteção da saúde pública, dos ecossistemas e a garantia da sustentabilidade dos recursos hídricos são compromissos de máxima prioridade para a preservação do planeta e das gerações futuras. A Mota-Engil ATIV desenvolve soluções em todas as etapas críticas para a gestão deste recurso estratégico, nomeadamente no planeamento, construção, operação e manutenção de sistemas associados à água em todas as suas utilizações, promovendo a sua circularidade.

Veja o Artigo Técnico