Skip to content

Gestão de Vegetação na Infraestruturas de Portugal

A Mota-Engil ATIV, através da sua área de Paisagismo tem vindo a realizar a manutenção vegetal para a Infraestruturas de Portugal (IP) abrangendo as localidades de Santarém, Faro, Beja e Leiria.

O objetivo fundamental consiste em executar trabalhos de manutenção da vegetação, entre os quais a ceifa e corte seletivo de vegetação, poda e abate de árvores e arbustos, tratamentos fitossanitários e controlo de plantas invasoras.

O cumprimento da legislação em vigor, no que respeita ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), à prevenção da propagação de espécies exóticas invasoras, bem como a restante legislação relativa à vegetação, são também objetivos a atingir.

Como fator primordial deste serviço destaca-se o planeamento das atividades, dada a sua complementaridade e ganhos de eficiência quando executados em conjunto. Para que isso aconteça o planeamento é diário, assim como a aferição de rendimentos. Associado a este planeamento está o cumprimento escrupuloso das normas de segurança, já que é um trabalho executado na via pública.

Destacam-se nas principais atividades do contrato, a conservação de zonas verdes, ceifa e corte de vegetação, incluindo limpezas de bermas, valetas, passeios, interseções, ilhéus, separadores, áreas de repouso e outras zonas de paragem numa extensão de 40 km, podas e abates de árvores, remoção de cepos, árvores e ramos caídos, controlo de plantas invasoras bem como eliminação de exemplares de plantas invasoras.