Skip to content

Projeto de Reflorestação de uma área degradada no Centro de Portugal

Detalhes

Introdução

Os Baldios da Corvaceira encontravam-se, para além de em fim de rotação e em condução desordenada, num estado debilitado e com vários problemas de fitossanidade, encontrando-se infestados por várias pragas, entre elas o nemátodo da madeira do pinheiro-bravo. Por imposição legal sofreram um corte raso, erradicando as espécies contaminadas, a fim de prevenir o contágio para áreas contíguas.

O propósito do projeto é a recuperação do terreno degradado, assente numa estratégia holística de recuperação da paisagem florestal com espécies endémicas, criando um bosque biodiverso, e desenvolvendo habitats dedicados à preservação da vida selvagem. Com isto, contribuiremos para o sequestro de CO2 garantindo a sua permanência durante um período de, no mínimo, 40 anos, que poderá estender-se a 80 anos.

A Mota-Engil ATIV acredita numa visão de estímulo dos cobenefícios nos seus projetos. Nesse sentido, promove atividades de restauro de ecossistemas, de preservação de habitats naturais e a criação de locais de abrigo e de alimentação essenciais à vida selvagem. Para além disto, procura envolver as comunidades, criar empregos locais, melhorar as condições de saúde e segurança das populações.

Descarregar Caso de Estudo