Skip to content

Regras para proteger trabalhadores do calor extremo

A Agência Europeia para a Segurança e Saúde (EU OSHA) divulgou recentemente, uma campanha de sensibilização, destinada aos trabalhadores expostos aos raios solares e a temperaturas elevadas, difundindo um Guia para os locais de trabalho com temperaturas elevadas.

As alterações climáticas têm sido cada vez mais uma preocupação geral, no entanto, com a entrada do Verão, verificamos uma subida natural das temperaturas, da exposição solar e dos seus efeitos, cada vez mais nocivos.

A Agência Europeia para a Segurança e Saúde (EU OSHA) divulgou recentemente, uma campanha de sensibilização, destinada aos trabalhadores expostos aos raios solares e a temperaturas elevadas, difundindo um Guia para os locais de trabalho com temperaturas elevadas.

Este guia inclui também medidas de primeiros socorros para diversos cenários, nomeadamente, insolação, exaustão devido ao calor, cãibras ou até erupção cutânea, estre outros.

O stress térmico é um risco para os trabalhadores em todos os setores de atividade, sendo que a sua gravidade depende do local de trabalho, mas também de características individuais como a idade, o peso e a condição física (antecedentes de saúde).

É importante agir em prevenção, adotando hábitos saudáveis de alimentação, manter altos níveis de hidratação e proteção da pele aos raios solares.

A proteção dos raios solares deverá ser idealmente feita por sombra ou roupa própria, caso não seja possível, como último recurso, deverá ser usado proteção solar de alta eficiência, por exemplo fator 50. Outra das medidas, poderá ser a adequação do horário de trabalho de modo a evitar a exposição solar e o calor.

A exposição aos raios solares provoca queimaduras lentas que nem sempre são detetadas a tempo de evitar danos na pele, mas a sua consequência é prolongada no tempo, com muito desconforto e probabilidade de originar complicações futuras na pele, como por exemplo o cancro de pele.

Com as temperaturas a aumentar recordamos o filme  Napo em…Está tanto calor que nem se pode trabalhar! que no seu habitual estilo humorístico nos dá uma ideia do que deve ser feito para controlar o stress térmico no local de trabalho e proteger os trabalhadores, nomeadamente através da adaptação do horário de trabalho, do aumento da hidratação, da proteção da luz solar, etc.

 (Re)veja também o Guia prático: Temperaturas Elevadas da EU-OSHA com orientações práticas sobre como gerir os riscos associados ao trabalho em condições de exposição ao calor.

Além de estar disponível em português pode também encontrá-lo aqui  noutras línguas.

Protege o ativo mais importante da Mota-Engil ATIV, protege-te a ti próprio!