Como forma de assinalar e promover a Biodiversidade, a Mota-Engil ATIV desenvolveu uma atividade com os alunos da Escola Básica de Chãs de Tavares e a Escola Primária de Matados, que consistiu na construção de caixas-ninhos para pássaros e respetiva colocação das mesmas nas árvores daquelas freguesias.
Esta atividade, enquadrada nas vertentes da Biodiversidade e do trabalho com as Comunidades do projeto agrupado ATIV_CARBON, desenvolveu-se na Corvaceira e contou com o apoio e parceria da União das Freguesias de Tavares (Chãs, Várzea e Travanca) e do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens).
Envolvendo sempre que possível as comunidades locais, a Mota-Engil ATIV não só quer promover o restabelecimento florestal, contribuindo para a melhoria da biodiversidade, conservação da natureza e desenvolvimento empresarial sustentável, como pretende estimular a ciência cidadã e a consciencialização para a importância da biodiversidade para o nosso planeta.
A instalação de ninhos artificiais para as aves irá aumentar a disponibilidade de locais de nidificação, e, sendo que muitas das aves que ocupam estes ninhos são também insetívoras, contribuem não só para a conservação da biodiversidade local, como para manter um maior saneamento das comunidades vegetais.
Para além da colocação de ninhos em árvores existentes, os alunos ajudaram também a libertar uma coruja-do-mato, que se encontrava no centro de recuperação da vida selvagem em Gouveia, gerido pelo CERVAS.
O Dia Internacional da Biodiversidade que se assinala a 22 de maio, visa alertar a população mundial para a urgência e importância da conservação da diversidade biológica, para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e da sobrevivência das espécies.
Veja mais um pouco https://youtu.be/1mc3mN-lRVs