Skip to content

Requalificação Urbana em Vendas Novas

A Mota-Engil ATIV foi responsável pela empreitada de requalificação urbana da Avenida Marechal Craveiro Lopes e zonas adjacentes, no município de Vendas Novas.

Os trabalhos envolveram movimentos de terras, demolições, execução de novos pavimentos, rede distribuição de águas e rede de rega, iluminação pública, sinalização rodoviária, plantações e mobiliário.

Na definição da estrutura urbana do arruamento apostou-se num desenho urbano funcional, confortável, sombreado e inclusivo. Neste sentido, foram definidos o traçado da ciclovia, do passeio pedonal, as faixas técnicas e faixas rugosas, marcação táctil das passadeiras pedonais e as zonas de estacionamento automóvel ao nível da circulação viária, distinguindo o estacionamento de mobilidade condicionada/ reduzida.

Outro ponto importante foi dotar o espaço público do principal mobiliário urbano, recorrendo a papeleiras, estacionamento para bicicletas, bancos, balizadores/ dissuasores, dispensadores de sacos para a recolha de dejetos animais, entre outros.

Foi igualmente objetivo primordial do projeto de execução, devolver e envolver a comunidade local na prática desportiva, característica bastante vincada e assumida ao longo dos anos. Para tal, no Campo Desportivo existente, constituído pelo campo de futebol principal e pistas de atletismo, foi removida a vedação opaca anteriormente existente e aplicada vedação e portões em rede metálica em toda a envolvente, desmitificando-se dessa forma a ideia de que se trata de um espaço restrito, contribuindo, portanto, para uma maior afluência.

Com estas intervenções, foi possível criar melhores condições de circulação viária e pedonal, reorganizando os estacionamentos e devolvendo o espaço para usufruto urbano.

De assinalar ainda,  que se tratava de uma zona totalmente desprezada e sem atividade digna de registo, e em resultado desta intervenção, apresenta-se agora como o principal polo atrativo para a prática de atividades de lazer do concelho, ficando a Mota-Engil ATIV associada a mais um projeto de reconfiguração urbanística de considerável expressão.