Skip to content

ATIV Carbon promove Florestação, Reflorestação e Biodiversidade

Sob a marca ATIV Carbon foi dado o pontapé de saída para o primeiro Projeto de Sequestro de Carbono Florestal, que vai ser desenvolvido na localidade de Corvaceira, Chãs de Tavares em Mangualde.

Numa área de 87 hectares, foram plantadas as primeiras, de mais de 72.500 árvores com um sequestro de CO2eq total esperado de 68 085 toneladas. Para uma segunda fase estão a ser preparados mais 100 hectares.

O Projeto da Corvaceira foi apresentado no dia 6 de dezembro e contou com a presença de diversas entidades governamentais e autárquicas, bem como dos parceiros do projeto e outras entidades oficiais.

Para a autarquia de Mangualde foi com grande satisfação que se associou ao projeto que “é o exemplo de que a aposta na revitalização da floresta, da sua biodiversidade é o caminho para uma economia verde, que garanta a sustentabilidade de todo o ecossistema. Trata-se de um projeto agregador, que envolveu toda a comunidade e merece ser estendido a todo o território”.

Com estes projetos, a Mota-Engil ATIV quer promover o restabelecimento florestal, contribuindo para a melhoria da biodiversidade, conservação da natureza e para o desenvolvimento empresarial sustentável, envolvendo sempre que possível as comunidades locais.

Para a administração da Mota-Engil ATIV, trata-se de um marco relevante na história da empresa. “Este projeto, em particular, tem estas caraterísticas únicas no contexto nacional porque reveste-se daquilo que são as melhores práticas a nível mundial e com a certificação incontestável de uma entidade certificadora no mercado voluntário de carbono, que é o VERRA”.

Fortemente comprometida com o roteiro para a neutralidade carbónica contribuindo com soluções que permitam apoiar Parceiros e Clientes na jornada para a descarbonização, a Mota-Engil ATIV já plantou mais de 1 000 hectares em floresta nacional e tem como objetivo atingir os 5 000 até 2026, prevendo o sequestro de 4 milhões de toneladas de CO2eq nos próximos 40 anos.

Veja como foi o evento https://www.youtube.com/watch?v=xp9Wdf3QjXM