Skip to content

ATIV vai integrar dois Trainees do programa StartME

O Programa que tem permitido a integração de jovens através de um modelo de seleção, acolhimento, formação contínua e acompanhamento da carreira profissional, tem a duração de um ano e conta já com 10 edições. 

A atração e a retenção de jovens de elevado potencial, com espírito de liderança e ambição para abraçar novos desafios são determinantes para preparar o futuro do Grupo Mota-Engil. Com o objetivo de dar resposta ao crescimento sustentado, a Mota-Engil criou em 2009 o Start@ME: Corporate Trainee Program.

O Programa que tem permitido a integração de jovens através de um modelo de seleção, acolhimento, formação contínua e acompanhamento da carreira profissional, tem a duração de um ano e conta já com 10 edições. 

Em 2023, a “10ª Edição – Growing with Purpose” promoveu 226 vagas disponíveis em 11 países, onde o Grupo exerce atividade, nomeadamente, Angola, Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Guiné, México, Moçambique, Nigéria, Perú, Portugal e Uganda.

Durante o período de acolhimento têm oportunidade de potenciar o conhecimento do Grupo, das diversas áreas de negócio e atuação, criando indispensável networking com pessoas-chave da organização.

Neste âmbito, os diferentes grupos de jovens tiveram a oportunidade de visitar três clientes de referência da ATIV, nomeadamente a Teleperformance e a Altice Arena em Lisboa e a Casa da Música no Porto, e ficaram a conhecer os desafios e caraterísticas destes três grandes contratos.

A Mota-Engil ATIV vai agora integrar dois desses jovens, ambos engenheiros mecânicos, que vão passar por diversos projetos e diferentes áreas na empresa e que estão ansiosos por começar a colocar mãos à obra.

Alexandre Guerreiro inscreveu-se, depois de conhecer o Programa numa feira de emprego que decorreu na sua universidade em Coimbra. Destaca as atividades no onboarding, como gratificantes, “não só para conhecer as várias áreas do Grupo, como para estabelecer laços com os outros trainees”.

Quanto à integração na Mota-Engil ATIV espera consolidar a matéria que aprendeu durante o curso, “colocá-la em prática, ganhar conhecimentos e crescer pessoal e profissionalmente”.

Ngombo Rafael já conhecia o Programa depois de ter tentado a sua sorte em Angola, na edição anterior. Veio então para Portugal à procura de uma nova oportunidade e desta vez correu bem.

“Gostei muito, foram semanas intensas, fez com que se juntassem equipas e se formassem laços muito fortes”. Neste percurso na ATIV espera agora poder dar um passo em frente, ter bons mentores que possam dar trabalho e novas oportunidades.

“Espero conseguir colocar em prática o que aprendi na minha formação e desenvolver na minha atividade profissional”.