Na sua quarta edição realizou-se sob o tema “Transição Energética e Novas Tecnologias: de volta ao futuro da energia ibero-latino-americana” trazendo a Lisboa os principais agentes dos mercados de energia da Península Ibérica e da América Latina numa partilha de informação e conhecimento em prol de uma transição energética sustentável e bem-sucedida.
Acreditando numa abordagem de inovação que satisfaça as necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, a Mota-Engil ATIV não quis deixar de se associar a esta iniciativa, com o foco na promoção do desempenho operacional dos ativos dos seus clientes como de os apoiar nas suas metas para a eficiência energética, hídrica e carbónica.
O evento decorreu em dois momentos: o EVEx Online – Energy Virtual Experience que se realizou de 2 a 5 de outubro e o EVEx Presencial – Lisbon Energy Experience que decorreu na Reitoria da Universidade Nova nos dias 25 e 26 de outubro, com mais de 10 painéis, proporcionando a oportunidade para debates intensos e networking ibero-latino-americano.
Foram abordadas as temáticas da Transição Energética Justa, Descarbonização da Economia, Segurança de Abastecimento, Mercados de Carbono, o Papel do Hidrogénio como acelerador da transição energética, o Papel das Eólicas Offshore e da geração distribuída, o Papel da Indústria de Óleo e Gás na transição energética, Estratégias de Mobilidade, entre outros.
José Pinheiro, Especialista em Créditos de Carbono e Sérgio Silva, Gestor de Sequestro de Carbono, foram os interlocutores da Mota-Engil ATIV tendo participado no painel dedicado ao tema “COP28 e as perspetivas para Mercados de Carbono no combate à mudança climática: o que esperar no futuro próximo?” deixando claro na sua apresentação a urgência de atuar como agentes de mudança positiva de forma a garantir um futuro melhor.
O mercado voluntário de carbono é uma ferramenta que surge como alternativa ao mercado regulado e que, permite às empresas cumprir com os seus desígnios pela sustentabilidade, permitindo-lhes compensar as emissões não possíveis de mitigar.
Fortemente comprometida com a sustentabilidade, a Mota-Engil ATIV tem desenvolvido as suas atividades em vários domínios, nomeadamente através de medidas de eficiência hídrica e de melhoria da utilização da água como de eficiência energética e de promoção das energias renováveis.
O compromisso é efetivo e abrange todas as áreas relevantes, com a utilização de tecnologias que garantem o sequestro e armazenamento de Carbono, como sejam as técnicas de pirólise para produção de Biochar, a incorporar na agricultura ou em materiais de construção de longa duração, como também tem em curso projetos de Florestação, Reflorestação e Conservação Florestal.