O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, descarbonização, eficiência energética, eficiência hídrica e economia circular, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental bem como para a redução da fatura energética e renovação do parque habitacional existente.
Estão incluídas no plano, substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a “A+”; aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos; sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética “A+” ou superior; instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento e intervenções que visem a eficiência hídrica.
Entre outras tipologias de intervenção, o Fundo Ambiental 2023 permite aos beneficiários elegíveis, taxas de comparticipação até €1000 (ou €3000, em sistemas com baterias) para a instalação de unidades de produção de energia fotovoltaicos.


A Mota-Engil ATIV é uma das entidades que se dedica ao desenvolvimento de soluções de sistemas fotovoltaicos (Projeto, Fornecimento e Montagem) e pode ajudar na concretização deste objetivo.
O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 destinado a “pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação, já se encontra aberto e decorre até às 17h59 do dia 31 de outubro de 2023.
Mais info em https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/c13-eficiencia-energetica-em-edificios/05c13-i012023-paes-2023-1-aviso.aspx