Focado nas temáticas da sustentabilidade e tecnologia, contou com oradores de relevo, que levaram a debate, tendências, oportunidades e os desafios com que a manutenção e a indústria em geral se vão debater até 2030, tendo ainda proporcionado, momentos de reflexão e troca de experiências.
O primeiro painel foi dedicado às “Pessoas 2030” e realçou a importância dos recursos humanos, para o sucesso da manutenção e gestão de ativos. Já o segundo painel vocacionado para a “Sustentabilidade 2030”, deu uma perspetiva do presente e do futuro, no que diz respeito ao longo e urgente caminho rumo a esta temática.
O Seminário terminou com o painel da tecnologia, onde foi apresentado o que existe de mais inovador na área da tecnologia e à disposição dos profissionais e empresas de manutenção e gestão de ativos.
Nesse sentido, Bruno Gomes da área da Engenharia de Automação e Controlo da ATIV teve a oportunidade de apresentar o projeto “Realidade Aumentada Aplicada na Operação e Manutenção”, que surge como resposta ao aumento da quantidade de dados recolhidos nos sistemas que se pretende controlar.
Recorrendo a uma tecnologia que permite ver mais informação num certo cenário do que aquela que é possível ver a olho nu, o utilizador pode observar em tempo real, variáveis do sistema que podem ajudar na resolução de problemas, sem precisar de aceder fisicamente a certos locais com menos condições ou de maior risco de segurança.
Trata-se de um sistema que permite uma diminuição de tempos de intervenção no local e de paragem, mitigação de danos em ativos ou pessoas e a nível Ambiental incita à aceleração da migração de documentos em papel para o formato digital e a uma melhoria na rapidez de resposta a eventuais problemas que ponham em causa a segurança ambiental.
Com uma ação mais alargada e de maior valor agregado, os serviços de gestão e manutenção dos ativos físicos dos Clientes da Mota-Engil ATIV, nas diferentes etapas do seu ciclo de vida, integram soluções para a otimização do seu desempenho operacional e otimização de custos, assim como da sua eficiência energética, hídrica e carbónica.