Skip to content

Entre Nós – Nazaré Martins Carvalho, João Martins, Fernando Martins

Nazaré Martins Carvalho, João Martins, Fernando Martins

Área: Paisagismo

Na família Martins, a matriarca é soberana! Com cinco filhos criados, Nazaré é fonte de inspiração dos filhos, João e Fernando. Juntos, esta família de jardineiros tem na Mota Engil-ATIV uma segunda casa.

Nazaré Martins Carvalho, está na empresa desde 2010 e é, há cerca de um ano, encarregada de manutenção de relvados desportivos. Começou como jardineira e foi progredindo até chegar a encarregada. Diz que o seu objetivo é sempre o mesmo, “ter mais trabalho e com isso, ajudar a empresa e crescer”. O seu percurso tem acontecido sempre nesta área, a trabalhar sobretudo em relvados desportivos e gostava de continuar “porque aprecia muito. É um trabalho que exige muito de nós, do nosso tempo, temos de ter disponibilidade aos fins-de-semana, mas quando gostamos faz-se bem”.

O filho Fernando, de 23 anos, está desde 2022 na ATIV. Assim que acabou os estudos e quando estava a realizar uns trabalhos no estádio do Fontelo, surgiu o convite de ir para o Estádio de Aveiro. “Já tinha visto a mãe a executar o trabalho e achava graça”. Neste tipo de função, explica que a maior dificuldade é “bater o campo com um garfo depois de um jogo, quando fica tudo esburacado, de resto pintar, cortar e fazer a manutenção é fácil. É um orgulho ver o campo tratado e quando dá um jogo na TV, sabemos que fomos nós que estivemos ali”. O facto de trabalhar com a mãe não incomoda nada. E têm uma ligação um pouco diferente porque lidam muito no dia-a-dia. “A minha mãe é uma guerreira, desde há muito tempo que cria os filhos sozinha, nunca desistiu, vai à luta. No trabalho, trata toda a gente igual, é amiga e está sempre pronta para ajudar sempre que é necessário. Não tem problemas em acompanhar as pessoas”.

João tem 28 anos e está na empresa há três, tendo ingressado devido à falta de pessoal. O único gosto que tinha pelos campos era ter sido árbitro e depois surgiu a oportunidade de ir cuidar dos relvados desportivos. Neste momento sente-se realizado com o trabalho.

Quanto à mãe, reconhece-lhe a força de vontade, o espírito de sacrifício e o mérito de ter chegado onde chegou. “É uma boa evolução, ser reconhecida como encarregada é mais do que merecido”. No mês em que se celebra o Dia da Mãe os filhos João e Fernando são unânimes: é uma boa mãe, lutadora, trabalhadora exigente quando é preciso e que faz tudo pelos filhos. Quanto a Nazaré, o sentimento só podia ser recíproco: “tenho muito orgulho dos filhos que tenho, são espetaculares e eu estou grata por isso”.