Adriano Gomes, Márcio Gomes, Gomes, Bruno Gomes, Daniel Gomes
Área: Automação
Na família Gomes, o pai Adriano é a fonte de inspiração e motivo de orgulho dos filhos Márcio, Bruno e Daniel. Seguiram as pegadas do pai e todos os dias as instalações da Mota Engil-ATIV em Alverca são o ponto de encontro dos quatro.
Adriano está na empresa desde 2005, entrou como Técnico de AVAC para as Autoestradas do Atlântico e depressa chegou a Diretor de Obra nas antigas Águas do Oeste. É responsável pela área de Automação desde 2016. A sua formação base é eletrotecnia com valências de automação, “ao longo do tempo e com as necessidades que foram surgindo nesta área para mim, tem sido um crescendo, mas diria que os meus objetivos profissionais estão cumpridos e agora é manter e desenvolver a área o máximo possível”.
Márcio, o filho mais velho é o mais recente na empresa. Os gémeos Bruno e Daniel têm a mesma formação, em engenharia eletrotécnica. Daniel foi o primeiro a entrar em 2019, estava a tirar a especialização em automação industrial que coincidiu com a expansão do departamento de automação da empresa. “Já no curso gostava desta área e quando surgiu a oportunidade não hesitei. Tem sido muita aprendizagem”, tem assistido à evolução deste departamento e as expectativas são de crescer muito.
Para Bruno que entrou dois anos mais tarde, surgiu a oportunidade, em contexto de estágio (projeto de estágio). Diz que tem sido gratificante e quer continuar a evoluir e aprender mais, não só na área, mas também como engenheiro. Quanto a Márcio, está no departamento, mas na área de redes e sistemas informáticos com a componente de servidores e programação.
Tinha tirado o curso de mecatrónica e foi-lhe dado um desafio, gostava de programação e neste momento tem um módulo de relatórios desenvolvido por ele.
O pai reconhece que são todos muito proativos, “todos eles têm caraterísticas diferentes e há uns que se adaptam melhor a umas tarefas do que outros”.
Já para os filhos, uma caraterística do pai é a capacidade de trabalho, de evolução, de responsabilidade e alguma exigência. “O próprio departamento onde estamos inseridos implica muita disciplina e é bom para o nosso crescimento profissional e pessoal.” Encaram como normal trabalhar com o pai e é uma extensão do que está lá em casa. Márcio, Bruno e Daniel têm muito orgulho pelo que o pai Adriano tem feito, pelo trabalho que tem desenvolvido e pelo que nos tem vindo a proporcionar”.