Skip to content

Reabilitação do Coberto Florestal na Costa do Marfim

Em 1960, o coberto florestal da Costa do Marfim contava cerca de 16 milhões de hectares de floresta, sendo que atualmente ronda apenas 2 milhões.

O desígnio da reflorestação do país, ambição lançada pelo presidente da República, Alassane Ouatrara, visa alcançar uma cobertura florestal de 6,5 milhões de hectares até 2030, isto é, 20% do território nacional.

Neste contexto, a Mota-Engil ATIV, representada pelo CEO, Augusto Junqueiro e pelo Business Development Officer, Francisco Peixoto, posicionou-se como parceiro de longa duração do Estado da Costa do Marfim, através do Ministério da Água e das Florestas (MINEF), em matéria de reflorestação e gestão de créditos de carbono.

A reunião com o MINEF aconteceu em Paris, no início de março, ao largo do Salon International de l’Agriculture, e contou com a presença de vários quadros superiores do ministério, incluindo Laurent Tchagba, ministro do MINEF. Laurent Tchagba saudou a reunião e deu como lançadas as bases para a cooperação entre o MINEF e a Mota-Engil ATIV na luta contra a desflorestação, tendo instruído os seus colaboradores a selecionarem algumas das 86 florestas mais degradadas, e que aguardam reabilitação, e convidou a ME ATIV a visitá-las por forma a avançar com a assinatura de uma convenção.