A especialista em coaching desenvolve a sua atividade há mais de vinte anos, junto de organizações de diferentes setores empresariais nacionais e internacionais, tendo já colaborado por diversas ocasiões com a Mota-Engil ATIV.
A partir de 55 sintomas de desamor reportados por mais de dez mil profissionais de empresas portuguesas, Alexandra Lemos, partilha técnicas de como melhorar as relações profissionais e descobrir propósito e paixão no trabalho, numa obra onde o amor corporativo é apresentado como elemento diferenciador no potenciar das ligações interpessoais em contexto laboral e da felicidade nas organizações.
Com o subtítulo “Como Melhorar as Relações Profissionais e Descobrir Propósito e Paixão no Trabalho”, o modelo apresentado no livro sugere quatro passos, com impacto na produtividade e na eficácia pessoal e profissional, para a ativação do amor-próprio e do amor pelo outro: escutar ativamente, para compreender; observar, para clarificar comportamentos; validar, para ativar escolhas conscientes; e energizar, para inspirar e elevar o sentido de propósito individual e coletivo.
Alexandra Lemos não podia ter ficado mais satisfeita com este convite, que a fez vir à génese do livro, “na medida em que o público-alvo são as pessoas que se encontram no ativo e foi ótimo espalhar a mensagem a pessoas interessantes e potencialmente interessadas nesta temática”.
“Amor Corporativo porque fala de empatia, respeito, capacidade de fazer pontos de conexão uns com os outros, de forma a ativar uma comunicação eficaz de excelência”, explica Alexandra Lemos, acrescentando que o Amor Corporativo, “vem trazer essa dimensão de escutar ativamente o outro, observar comportamentos e não ficar apenas pelo patamar dos conceitos, mas saber trabalhar a praticidade da relação e trabalhar em conjunto em parcerias win-win.
A autora acredita que, no fundo é transformar um ambiente onde passamos grande parte do dia, “num sítio que pode ser apaixonante e motivador para ativar a nossa força de compromisso, a nossa força de ação e que nos permita fazer parte ativa da sustentabilidade da empresa, não só em termos de crescimento e manutenção das boas práticas, como também de estabelecer um patamar para o futuro”. Para Alexandra Lemos este encontro, foi o primeiro momento onde saltou para um palco corporativo com uma equipa que faz toda parte da mesma organização e que revelou um feedback interessante. “A minha expectativa é que as pessoas leiam, gostem e acima de tudo apliquem aquilo que fizer sentido para cada um na sua prática e que seja útil no seu dia-a-dia”.