Skip to content

Entre Nós – Estefânio Pereira

Estefânio Pereira

Área: Departamento Comercial – Empreitadas
Função: Técnico Comercial
Data de Admissão: 15/04/2005
Data de Nascimento: 17/05/1978

Como surgiu a oportunidade para integrar a Manvia/Vibeiras, agora Mota-Engil ATIV?

Foi em 2005, após resposta a um anúncio publicado num jornal regional “O Mirante”.

Descreva o seu percurso

O meu percurso começa com um estágio no Gabinete de Apoio Técnico de Torres Novas como Fiscal Técnico de obras, o GAT Torres Novas prestava apoio técnico a 6 municípios da região através da elaboração de projetos e fiscalização de obras públicas. Um dos Municípios era o de Alcanena, onde surgiu a oportunidade de concorrer para uma vaga de Fiscalização de obras Públicas, concorri e permaneci durante 7 anos. Em 2005 ingressei na Vibeiras com funções de condução de obra/comercial, na parte comercial as coisas começaram a correu bem e acabei por ficar em exclusivo no departamento comercial.

Explique no que consiste a sua função, de um modo geral?

A minha função é de elaborar propostas que na sua maioria provém de concursos públicos de empreitadas na área do paisagismo; começo por formular a parte dos preços a que submeto a aprovação das chefias, elaboro as partes técnicas como os planos de trabalhos, memórias e ainda a parte administrativa até à fase de submissão nas plataformas.
Na parte dos particulares, as propostas por norma são mais simples, onde praticamente só tenho de me preocupar com a formulação de preços. Também dou apoio aos colegas da Produção nos Planos de trabalhos.

Dentro da empresa quais são os seus objetivos a nível profissional?

Ser valorizado pelo meu contributo à empresa, cumprindo ou mesmo superando com os objetivos anuais propostos em termos de carteira de obras, tentando fazer sempre o melhor minimizando o mais possível (nesta área o erro está sempre presente!). Especialmente nos concursos públicos, onde existe uma pressão que para além de termos de nos enquadrar no mercado e na concorrência em termos de preços, também existe a parte técnica que em muitos concursos acaba por ser decisiva o que é sempre um desafio de nos superar-nos.

Qual considera o maior desafio dentro da empresa até hoje?

O meu maior desafio dentro da empresa foi a minha ida para Marrocos. Não apenas por culturalmente ser bastante diferente, mas por desempenhar funções diferentes do que desempenhava cá. Era necessário alguém que comunicasse fluentemente Francês, a minha missão em Marrocos foi aquando do início da formação da Sucursal na qual servi de tradutor, apoio na produção, comercial, logística, aprovisionamentos, de tudo um pouco.

Como define a Organização?

Com potencial, atualmente a Mota-Engil ATIV incorpora múltiplas valências em setores diferenciados, e o desafio será diferenciarmos da concorrência, quer através da otimização de soluções, não só através da inovação, mas também das valências de que cada setor possa complementar aos outros.

Quais são os seus interesses e que hobbies pratica?

Gosto muito de futebol, e aos fins-de-semana para além de acompanhar o meu filho no futebol passo boa parte do tempo interdito a jardinar e a bricolar por casa.

Quais os seus objetivos a nível pessoal?

O básico, que os meus próximos estejam felizes e confortáveis e também gostaria muito que o Sporting conseguisse ganhar um campeonato nas próximas duas décadas.

Visão Geral de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre a nossa Política de Privacidade aqui.