Impulsionada pela Direção de Equipamentos, coadjuvada pelos Grandes Projetos, a Mota-Engil ATIV adquiriu 10 unidades autónomas para efetuar a manutenção de prados.
Os robots, elétricos, são totalmente autónomos, dado possuírem um painel fotovoltaico que vai carregando a bateria à medida que vão operando.
Funcionando em rebanho é atribuído 1ha a cada robot para corte, através de uma aplicação que pode ser acedida via web ou através de uma app no telemóvel. Uma bateria permite a operação contínua do robot durante 24horas. Ao mesmo tempo, um operador pode monitorizar remotamente um rebanho de mais de 50 robots, não sendo necessária a presença no local.
Dado operarem a baixa velocidade, estas unidades não têm projeções, tornando-as ideais para operar em centrais fotovoltaicas. O facto de serem autónomos, possibilita ainda uma alteração do paradigma do corte, isto é, os robots funcionam de forma a não permitirem que o prado cresça acima de uma determinada altura.
No atual contexto as organizações têm vindo a assumir a sustentabilidade como um compromisso prioritário. Em resposta a este desafio global, a Mota-Engil ATIV tem procurado disponibilizar novas soluções que promovam a eficiência operacional, a saúde e segurança das pessoas e a melhor gestão dos recursos, incluindo a energia.
Saiba mais https://www.youtube.com/watch?v=vQwkjcnb94s