Sara Fernandes
Área: Paisagismo
Função: Técnica Administrativa
Data de Admissão: 03/10/2018
Data de Nascimento: 09/05/1989
Como surgiu a oportunidade para integrar a Manvia/Vibeiras, agora Mota-Engil ATIV?
Tudo começou em 03/10/2018 após resposta a uma proposta de trabalho reencaminhada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Loures, (precisavam de uma administrativa para lidar com a documentação diária do contrato da ferrovia)!
Descreva o seu percurso
Iniciei funções no escritório de Pinheiro de Loures para dar assessoria administrativa no projeto de manutenção da ferrovia, que naquela altura se encontrava a cargo da ainda sozinha Vibeiras estando o projeto sediado nos escritórios de Pinheiro de Loures, embora sem grande expectativa de continuidade, fora-me dito em entrevista profissional que o contrato não duraria mais 6 meses e que a minha contratação se manteria apenas durante a execução do contrato.
Após términus do contrato de manutenção da ferrovia, já meio nostálgica de mais uma manhã perdida no centro de emprego a preencher formulários, eis que, surge a comunicação que talvez houvesse uma oportunidade de continuar! Não tinha carta de condução terminada e as opções eram: ir para o estaleiro do Passil dar apoio administrativo às manutenções provisoriamente uma vez que iriamos para o novo escritório em Alverca. Pensei tanto: Passil como Alverca sem carta de condução seria impossível!
Os escritórios de Pinheiro de Loures encerram, Alverca ainda não estava pronto, para o Passil os transportes eram difíceis. Tive a oportunidade de trabalhar no estaleiro do aeroporto onde tínhamos contrato. Colaborei sempre com colegas que me ajudaram imenso a ultrapassar todas as contrariedades.
Alverca torna-se real, encerro mais um escritório provisório já com a carta de condução concluída.
Inicio funções no escritório de Alverca em finais de outubro de 2019, colaborando na gestão da parte administrativa das manutenções, apoio à produção, funções que mantenho até à presente data, onde apenas se regista uma interrupção de 1 ano em que integrei o departamento de recursos humanos, mantendo algumas funções de apoio administrativo às Manutenções.
Explique no que consiste a sua função, de um modo geral?
Genericamente as minhas funções consistem em dar assessoria administrativa ao departamento de Paisagismo da zona Sul, funções que vão desde a emissão de e-gar, requisições, lançamentos de diversos documentos em SAP. Apoio no departamento de Recursos Humanos no que toca a novas admissões, assim como elaboração dos contratos e gerindo todas as ausências e horas suplementares de cerca de 120 colaboradores. Entre muitas outras coisas, tendo em conta que são muitos contratos há sempre tarefas a realizar.
Dentro da empresa quais são os seus objetivos a nível profissional?
Tenho como objetivos cada vez mais ser valorizada pelo trabalho desempenhado, estando disponível para abraçar outros desafios e responsabilidades que permitam solidificar princípios de progressão que defendo, originários na meritocracia em detrimento de análises exclusivamente de nível académico.
Qual considera o maior desafio dentro da empresa até hoje?
Para mim o maior desafio tem sido manter o sentimento de diferença que posso fazer ao nível das minhas funções, contribuindo para a alavancagem da imagem da organização no seu todo, tentando expor as ideias no sentido do progresso, pois considero que as organizações vivem de “boas ideias” e essas não podem ser só um contributo descendente na hierarquia!
Como define a Organização?
Defino a organização como estando num período de absorção, de junção de formas de trabalho, devendo continuar a sedimentação de ideias e procedimentos para que juntos e em harmonia com um objetivo comum possamos caminhar no sentido do sucesso.
Quais são os seus interesses e que hobbies pratica?
Pergunta difícil para quem tem duas crianças com menos de 8 anos um marido que trabalha por turnos, 3 cães e 2 gatos, mas no tempo que me sobra gosto de estar com os amigos, passear em família, ler e cuidar das minha plantas!
Quais os seus objetivos a nível pessoal?
A maternidade acaba por nos fazer pensar mais nos objetivos que queremos ajudar a concretizar aos filhos relegando os nossos para segundo plano, sendo então dessa forma, esse o maior desafio pessoal, continuar a ser uma mãe presente e atenta e disponível, sem nunca perder o foco porque à medida que eles crescem novas oportunidades irão aparecer!