Sendo uma das empresas com forte presença no mercado do golfe, ao nível da construção, manutenção e requalificação, a Mota-Engil ATIV partilhou a Tecnologia Dryject e Dryject+SAP, com soluções para a otimização das operações de manutenção e a sua conciliação na redução de consumos de água na rega para os relvados (campos de golfe, desportivos ou de enquadramento).
A tecnologia DryJect permite numa só passagem, a aerificação do solo, através da criação de canais de arejamento com água a alta pressão e que simultaneamente permite injetar areia, aditivos ou corretivos, com a vantagem do relvado estar apto para a prática desportiva após a operação, o que otimiza a rentabilidade do campo. Por outro lado, permite introduzir outros componentes como os SAP (poliacrilatos de potássio) essenciais para a gestão eficiente dos recursos hídricos.
Na Mota-Engil ATIV, a Eficiência Hídrica é um dos pilares para a Sustentabilidade e um dos vetores estratégicos, reforçando a consciencialização e contribuindo com soluções eficazes na poupança da água.
O Golfe é uma atividade com bastante relevância na economia nacional, que ainda apresenta algumas vulnerabilidades, como os consumos de água, a utilização de fertilizantes e fitofármacos.
Para colmatar esta realidade, a utilização de tecnologias que promovam a eficiência de aplicação da água e a redução da poluição difusa, é essencial.
Nesse sentido, a Mota-Engil ATIV acredita que a tecnologia Dryject+SAP, é uma mais-valia para os campos de golfe, dado que pode ser considerada fundamental para a manutenção de relvados de elevada qualidade e com baixo consumo de água, contribuindo para a redução da Pegada Hídrica e Ambiental.
Neste momento existem inúmeras aplicações com a tecnologia Dryject em diversos campos de golfe de Norte a Sul de Portugal e Espanha, com resultados comprovados tanto na melhoria como na qualidade dos relvados.
Com a tecnologia Dryject+SAP, existem já várias aplicações, com resultados bastante positivos, que se traduzem na redução significativa das necessidades hídricas, já que a utilização do Dryject+SAP altera significativamente a capacidade de armazenamento de água, diminuindo-se a quantidade e os períodos de rega necessários.