À semelhança dos anos anteriores, o evento foi promovido pela Direção de Gestão do Conhecimento (DGC). No entanto, este ano contou com um painel mais diversificado, trazendo à dinamização do evento, um conjunto alargado de pessoas, conhecimento e experiências que enriqueceram este momento de partilha na organização.
Cátia Neves, responsável pela DGC, enquadrou o tema este ano promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para celebrar o dia Mundial para a Saúde e Segurança no Trabalho “Construir uma cultura de Segurança e Saúde no Trabalho – Vamos agir em conjunto”.
Contou com a presença do CEO, Augusto Junqueiro, que enalteceu esta iniciativa, reforçando a importância da promoção da cultura de saúde e segurança no trabalho na organização. “Embora estas questões nem sempre representam, no imediato, o caminho mais fácil ou mais económico, são fundamentais. Utilizando uma analogia com as línguas estrangeiras, não temos de traduzir, mas raciocinar nesta língua. Em todas as decisões que tomamos, nas pequenas e grandes, nas que nos influenciam muito ou pouco, nas que nos afetam a nós próprios ou aos outros, temos de ter sempre presente a componente da Saúde e Segurança.”
Com o tema Building 26 – For a sustainable future, José da Silva Almeida, Diretor Corporativo no Grupo Mota-Engil para os temas Sustainability & SHEQ, reforçou que, neste percurso até 2026, temos como objetivo a redução em 50% da taxa de incidência de acidentes de trabalho, tendo como referência o ano de 2020. Apresentou a estratégia do Grupo ME em matéria de SST, com foco na importância do alinhamento entre as várias empresas e no importante contributo e responsabilidade de todos os colaboradores para a promoção da segurança e saúde no trabalho.
Filipe Mendes e Adelino Valverde, membros dos Grupos SST da Manvia Vibeiras, que iniciaram a sua atividade em 2021, com o objetivo de dinamizar o processo de participação e consulta em matéria SST através de uma abordagem operacional e representativa dos diferentes contextos de trabalho, relembraram a sua constituição, missão e quais as principais atividades em curso.
Foram ainda analisados os indicadores de sinistralidade e tendências na Manvia Vibeiras, assim como apresentados estudos de caso relativos a acidentes de trabalho ocorridos em 2021. Esta apresentação foi dinamizada por Ana Anselmo e Cristina Santos, responsáveis pela Coordenação QAS na Manvia Vibeiras, assim como os TQAS Ana Frias, Ana Reis, João Sousa, Pedro Inácio e Sandra Dias, e ainda Paulo Marques e Weliton Souza, membros dos Grupos SST da Manvia Vibeiras.
Foram apresentados os objetivos para 2022 e Fernando Ramos, COO da Manvia Vibeiras, reforçou a importância de unificarmos as nossas metas, antecipando a fusão das empresas e o desafio de redução da taxa de incidência de acidentes de trabalho.
Durante a sessão foram ainda apresentados vídeos que foram promovidos com o envolvimento de mais de 50 colaboradores, que aceitaram o desafio de partilhar a sua mensagem relativamente à importância da segurança e saúde no trabalho no seu dia-a-dia, reforçando que, entre outros, “O dia mundial da Saúde e Segurança no Trabalho são 365 dias” e que “Segurança é Vida”.